A autonomia é uma tarefa que se apresenta de forma complexa, pois se pode crer na idéia de liberdade total ou independência dos membros que participam nas questões que envolvem a escola.
A participação pode ser pensada em todos os momentos do planejamento da escola, de execução e de avaliação, ou pensar que a participação pudesse ser apenas convidar a comunidade para eventos ou para contribuir na manutenção e conservação do espaço físico.
A gestão democrática da educação está associada ao normas legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social:
na formulação de políticas educacionais;
no planejamento;
na tomada de decisões;
na definição do uso de recursos e necessidades de investimento;
na execução das deliberações coletivas;
nos momentos de avaliação da escola e da política educacional.
A gestão democrática deve ser uma prática participativa de todos os segmentos escolares (pais, professores, alunos, funcionários).
Para isso, é importante que todos tenham acesso às informações relevantes para a tomada de decisões e que haja transparência nestas negociações.
Os conselhos e assembléias escolares devem ter funções deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, de modo
que possam dirigir e avaliar todo o processo de gestão escolar, e não apenas funcionar como instância de consulta. Ciseki (1998)
A gestão
democrática
da escola é
democrática?
COMPARAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DENTRO DA ESCOLA OBSERVADA.
A democracia da escola é um processo importantíssimo e de grande êxito se colocado em pratica, porem comparando a teoria com a pratica educacional encontramos alguns espaços não ocupados, tornando a escola como uma via apenas, onde o diretor define as coordenadas e os alunos , funcionários e a sociedade cumpre esta ordem, sem participar do processo.
O Calendário anual é realizado pela equipe pedagógica, sem a participação dos professores, pais e alunos;
Os pais vem a escola, na maioria das vezes, solicitado pelos professores ou coordenação, para resolução de problemas ou para eventos festivos;
A constituição do PPP (Projeto Político Pedagógico ), poucas vezes é modificado ou debatido pela sociedade que compõem o ambiente escolar;
Quando todos que participam da escola, se sentirem de fato parte dela, haverá mais eficiência, cuidaremos melhor dos espaços físicos e terá interesse em fazer dela um lugar de harmonia.
A escola democrática é aquela que está aberta ao diálogo intenso com toda comunidade escolar, sem distinção; procura moldar as formas instituídas de organização da escola ao novo momento de democratização da sociedade e da educação escolar e, precisa criar novos meios de se adaptar ao paradigma da participação.
Em uma escola democrática não pode faltar o comum acordo entre os diferentes membros da comunidade escolar, através, justamente, da participação ativa na construção de propostas e alternativas que fortaleçam a união em torno da gestão do ensino, uma medida que a escola observada tem tomado para que isso ocorra é fazer reuniões com pais, professores e a coordenação, sempre que possível, seja para discutir assuntos ou passar informações aos membros que a compõem.
A escola se encaminha para que ocorra o processo, hoje uma outra medida é a realização eleições para diretores, como uma forma da sociedade participar das decisões.
Em uma escola democrática não pode faltar o comum acordo entre os diferentes membros da comunidade escolar, através, justamente, da participação ativa na construção de propostas e alternativas que fortaleçam a união em torno da gestão do ensino, uma medida que a escola observada tem tomado para que isso ocorra é fazer reuniões com pais, professores e a coordenação, sempre que possível, seja para discutir assuntos ou passar informações aos membros que a compõem.
A escola se encaminha para que ocorra o processo, hoje uma outra medida é a realização eleições para diretores, como uma forma da sociedade participar das decisões.
Concluímos que democracia ainda é um processo a ser desenvolvido, com uma longa caminhada, pois, para que ela ocorra de fato , precisamos mudar a forma de gestão e da política educativa.
“A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”
LDBEN nº 9394/96, Art. 1º
Referências:
Gestão Democrática das Escolas e dos Sistemas de Ensino. Maria Beatriz Luce e Isabel Letícia Pedroso de Medeiros.
Diretoria de Políticas e Programas Educacionais, produzido por Coordenação de Gestão Escolar, Secretaria da educação do Estado/Pr, com base na LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA DE CARLOS ROBERTO JAMIL CURY, Rio de Janeiro: DP&A, 2002, 2ª edição.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
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