sexta-feira, 14 de maio de 2010


SÍNTESE COLETIVA SOBRE GESTÃO E
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR


A escola é o lugar onde se aplica o conhecimento, as escolas são muito parecidas em seu aspecto físico, sala de aula, biblioteca, secretaria, todos os lugares físicos que a compõe está voltado para a educação como forma de produção e distribuição do conhecimento. Em sala de aula o professor trabalha com o material didático tanto para ele como para o aluno, a diferença está em que o livro do professor vem com perguntas e respostas prontas ao contrário do livro do aluno, que vem com as perguntas. O que muitas vezes gera uma repetição mecânica do conteúdo trabalhado em sala, do conhecimento. Método este que acaba por ser contínuo e memorizado, chegando a fazer parte com neutralidade no processo de ensino, o que leva ao aprendizado dos saberes enciclopédicos que passam de mão em mão, geração por geração. Os alunos devem sempre ser instigado sobre o conhecimento ofertado. Estamos rodeados por uma diversidade na cultura e na vida humana, o que nos distingue um dos outros e que toda esta diversidade e experiência nos trazem significados e mudanças, estamos sempre evoluindo, o conhecimento do passado é fundamental para o presente e para o futuro, e que neste futuro ainda virá mais produção do conhecimento.
A escola como fonte distribuidora de conhecimento é composta por seus educadores, dirigentes, serviços gerais, alunos, pais que fazem a escola caminhar com o PPP, saberes e experiências vividas por ambos que ajudam na sua organização do meio escolar.
As diferenças existentes em cada indivíduo é o que faz crescer os processos culturais, o professor muitas vezes se fecha ao conteúdo do material didático, do currículo, e não permite o diálogo e do pensamento alternativos muitas vezes gerados pelos alunos, isto é uma forma de curiosidade, e que gera busca por mais conhecimento e convívio respeitando o pensamento do próximo. A educação faz parte da geração e do preparo do homem e da mulher na sociedade, onde sempre deve existir uma preparação, um ensinamento quanto ao cuidado e respeito à vida. Assim como a escola deve se adequar ao ambiente social que está localizada e também dos alunos que a freqüentam, pois conhecimento, teórico e prático deve caminhar junto, e a sensibilidade humana deve estar aberta para a reflexão dos saberes que os livros e a vida nos ensinam.
Assim como nossa vida existe um passado, que faz parte de nossa historia, dentro da organização escolar existe dois pontos importantes, o currículo e a avaliação, que com o passar do tempo foram sendo modificadas e alteradas, não deixando de lado toda historia já percorrida, mais tendo novas visões, currículo é tido como conjunto de conteúdos que abrangem uma determinada área a ser estudado, este pensamento é influenciado pelos administradores, sendo este organizado com base na visão funcionalista, modelo tecnicista. Esta forma de pensar foi criticado começando a ocupar espaços privilegiados nas analises de educadores, sendo a ênfase no processo de aprendizado, deixando o “como” e indo para o “por que e para que” os conteúdos serem aplicados.
A avaliação é necessária para ver como anda o processo de ensino aprendizado, avaliando os educadores e educandos, porem ela é sistemática e intelectual. No século XX, estava relacionada como uma das etapas dos planejamentos curricular, na visão tecnicista avaliar é medir o alcance dos resultados , podemos conotar como um julgamento, pelas criticas a este métodos atualmente a visão de avaliação é estar a serviço de uma pratica docente inclusiva, como instrumentos para identificar novos rumos, devendo promover a expressão critica do sujeitos em todas as atividades.
Dentro desta estrutura de organização encontra-se a regulamentação, através do “PPP” Projeto Político Pedagógico, que é composto por plano de governo, compromissos públicos, princípios éticos, planejamento das ações e planos de trabalho das equipes. Ele manifesta-se em todo o conjunto de atividades escolar, contribui para a organização das atividades, articulando teoria e prática como dimensões de uma mesma unidade pedagógica materializando a organização escolar em uma reflexão conjunta. Toda escola deve elaborar seu Projeto Político-Pedagógico e sua concretização, necessita acontecer de uma maneira compartilhada, pois para que seu planejamento seja coerente, suas formulações devem ser construídas pelo coletivo dos sujeitos, pois ele representa uma oportunidade para que este coletivo tome sua escola nas mãos, definindo seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizando suas ações e visando atingir os objetivos que se propõem, sem deixar de ser orientado pelo conjunto complexo das diretrizes tecidas em processo para a efetivação da gestão do cuidado na educação.
O Projeto Político-Pedagógico é um processo contínuo, nasce de nossas ações, das relações instituídas, se renova, se refaz, se movimenta, dança conforme as exigências da realidade em que a instituição está inserida, ele é intencional de maneira alguma pode deixar-se cair na utopia, pois esta inserido no contexto da gestão democrática da escola.
Não podemos deixar de comentar um pouco sobre a gestão democrática da escola, como o próprio nome já diz se faz em conjunto com aqueles que fazem parte da escola, o que não se limita somente aos profissionais da educação, mais aos alunos e a sociedade em que a escola está inserida. A Gestão deve cumprir seus deveres e obrigações quanto ao sistema educacional, valorizar e manter a qualidade de ensino, o projeto pedagógico.
A gestão democrática deve também se preocupar com a participação da comunidade, permitir a participação dos pais, alunos e lideranças do local onde a escola está situada, abrindo as portas da escola para estes. Uma boa gestão democrática construída com a participação de todos desenvolve saberes, ajuda nas questões de necessidade da sua comunidade, desenvolve melhor o trabalho em equipe, resolve problemas com mais facilidade, pois está cercada de soluções.

ANA, JUSSIANE, LEIMAR E RENATA.

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