quinta-feira, 11 de março de 2010

Meu inicio na caminhada escolar iniciou muito cedo com 2 anos freqüentava uma creche particular em minha cidade, na qual por dois anos guardo relações de muito afeto e carinho, lembro-me que era em uma casa, onde as salas eram aconchegantes, havia muito brinquedos no chão, sala de televisão e berçário, porem era um lugar onde a prioridade era o cuidado, não o desenvolvimento motor da criança, os banheiros não eram adaptados e os profissionais eram sem especialização.
Após este período estudei em mais 3 colégios até o ensino médio, o ensino fundamental a escola era pequena, com salas e carteiras individuais, havia quadro e poucas salas de recurso, era utilizado material didático, havia uma quadra externa e um parque sem grama, sem areia, sem contato com natureza, o modelo aplicado nesta escola era tradicional o “B-A-BA”, havia uma diretora, uma coordenadora geral e uma secretaria, na sala haviam uma professora e uma auxiliar a cada duas turmas. No ensino médio a escola era diferente com grandes salas, multimídias, sala de recursos, laboratórios, cantina, estrutura pedagógica, secretarias, coordenação separada para cada turma e diretor geral, a tecnologia era muito diferenciada, tínhamos acesso a computadores, os boletins já eram eletrônicos e muitas informações eram não mais enviadas pelo papel e sim pelo computador (internet), os professores deste período deixaram grandes marcas, uma delas foi a minha decisão de ser professora também, passando a cursar pedagogia, porem não lembro de participar de interesse e decisões da escola, então a parte de organização escolar neste período ficou vago.
Hoje leciono em uma turma de 17 alunos, de 4 a 5 anos, e a estrutura onde trabalho é muito legal, temos sala com carteiras que possibilitam trabalhar em grupo e individual, parque grande, área verde, brinquedoteca, banheiros para cada faixa etária, cozinha para realizar culinária com as crianças, piscina, cinema e quadra de esporte, uma diretora para toda a escola , e coordenações são separadas, hoje temos 90 crianças e uma coordenadora, trabalhamos com reuniões semanais, onde o interesse é levar a criança a construir, então desde alfabeto, calendário , musicas , poesias e parlendas são construídas junto com eles, trabalhamos bastante o lúdico e através das brincadeiras obtemos aprendizado.
A interação com os pais é grande, eles têm acesso às salas, e num pequeno período conseguem visualizar a aula em casa através de um programa.
Realizando a relação da escola onde estudei para a qual estou trabalhando existe varias diferenças na organização estrutural e também pedagógica podendo perceber que os objetivos e métodos foram mudados, assim como a estrutura e a tecnologia, porem penso que as marcas deixadas pela escola podem afetar positivamente e negativamente, então a responsabilidade é muito grande, pois podemos influenciar fazendo com que seja um ambiente prazeroso ou obrigação.
RENATA SCHELEDER

Nenhum comentário:

Postar um comentário