segunda-feira, 15 de março de 2010

Síntese Coletiva

Chamamos de cultura escolar os elementos que fazem as semelhanças entres as instituições de ensino e da finalidade de educação. A cultura escolar está tão presente que às vezes torna-se difícil, propor, aceitar e materializar ações que tragam mudanças significativas à escola.
Mesmo tendo vários elementos de proximidade as escolas se diferenciam em muitos aspectos. Chamamos essas diferenças de cultura da escola. Essa denominação compreende o cotidiano do estabelecimento de ensino e a multiplicidade de sentido que resulta em três dimensões, a da cultura escolar e das políticas de gestão escolar, a dimensão da cultura do local onde a escola esta situada e a dimensão da subjetividade dos atores. Compreendendo a organização escolar, encontra-se entrelaces entre as três dimensões que mesmo nem a priori traduz a singularidade do estabelecimento de ensino.
Para a compreensão dos por quês e os para quês da educação escolar, temos matrizes teóricas de diferentes frentes. Na teoria de Durkheim a escola e a sociedade se assemelham a um organismo vivo, onde cada órgão tem que desempenhar bem seu papel para que o organismo viva. Modo funcionalista de definir a escola. Para weber a burocracia é sinônimo de organização, o formalismo na comunicação, a exigência de normas, a impessoalidade nas relações e etc. representam uma estrutura hierárquica de autoridade na organização. Onde o desempenho só é atingido pela divisão metódica do trabalho. Sendo assim as teorias funcionalistas e materialistas se completam. Em contraponto a essas visões, exista a chamada visão reprodutivista ou cri tico que recebe essa denominação por criticara as teorias conversadoras e afirmar, com base na teoria de Marx que a escola tem um papel fundamental á reprodução da ideologia burguesa, desmistificando a imagem da educação como um fator determinante de equalização e de mobilidade social.
Uma outra maneira de pensar a escola é vê-la como um lugar de luta e resistência das formas dominantes de organizar a sociedade. As chamadas pedagogias critica e da resistência são partes de um conjunto de criticas construídas em torno, principalmente das teorias da reprodução social. Dentro desse parâmetro podemos citas os autores Henry Giroux e Michel Appel. Eles vêem a escola como uma instituição inserida na sociedade capitalista e que, como tal, contem em seu interior as mesmas determinações e contradições encontradas na sociedade e em suas instituições.
A ainda uma outra concepção que identifica a escola como um espaço sociocultural. Reconhecendo os múltiplos sentidos presentes no cotidiano escolar, frutos das interações que ocorrem entre os diferentes atores, cada um deles com interesses, experiências e maneiras diversas de olhar o mundo. Sem esquecer de que a escola esta inserida em um contexto sociocultural maior, portanto essa identidade que cada estabelecimento de ensino constrói para si é constituída com base na combinação de varias dimensões: da instituição, do cotidiano, do contexto, da arquitetura.
Cada período histórico identifica a existência de diferentes finalidades para escola, por exemplo: No período que inicia os séculos VII e VIII da Era Cristã que termina no fim do século XIV, a escola tinha como finalidade exclusiva a transmissão da doutrina crista. No período clássico tinha o objetivo de socialização do individuo. Essas finalidades não se esgotaram com o fim de cada um desses e de outros períodos da historia elas tem extensão em outros períodos e ainda hoje impregnam nosso imaginário sobre as finalidades da escola.
No Brasil o processo de estudo superior é muito recente. No período do império houve tentativas de se legislar sobre a educação. A educação primaria se tornou regular em 1827. Em 1934 definitivamente a educação foi incluída como direito do cidadão, gratuita e obrigatória, sendo garantido os recursos públicos para financiá-la. Nessa mesma década, foi criado o Ministério de Educação e Saúde Publica e inaugurou-se o Conselho Nacional de Educação.


Ana Paula Buratto
Renata Scheleder
Leimar Michele Puton
Jussiani Marquezotti Ramos

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