quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Cotidiano da Organização Escolar

O texto busca a reflexão sobre as práticas curriculares e avaliativas que marcam o cotidiano da escola, abordando a característica tecnicista e criticas do currículo, os PCNs, a importância do Projeto Político Pedagógico e a proposta de gestão democrática da escola, a fim de compreender a ação que ocorre no cotidiano da organização escolar.
Entende-se que a visão tecnicista do currículo sofreu influência dos estudos da área de administração de empresas que foram orientados pelos princípios da administração científica, proposta por Frederick Taylor, onde o modelo do currículo era organizado na função funcionalista da escola e seus objetivos definidos previamente, com estudos focados a atender as necessidades do mercado de trabalho, sendo o estudante um simples receptor do conteúdo transmitido pelo professor e o livro didático, conteúdo este que era tomado como verdade absoluta.
Ao longo dos anos o modo de compreender a escola se modificou, modificando também a concepção de modelo de currículo, onde as críticas com base na teoria marxista ganharam vantagem nas análises de educadores e pesquisadores da área. Abriu-se assim um espaço para a reflexão do currículo escolar, no que diz respeito as suas implicações sociais, políticas, econômicas e culturais. Consequentemente ocorreu uma perda de ênfase nos objetivos e resultados previamente definidos dando privilegio ao processo de aprendizagem, que resultou em um trabalho democrático, coletivo, ético e compromissado.
A nova LDBEN (Lei n 9394/96) artigo 9, atribui os parâmetros curriculares Nacionais conhecidos como PCNs, no que diz respeito aos currículos para a educação básica. Os PCNs indicam uma organização curricular que busca promover à unidade das disciplinas que a compõe, a fim de analisar um tema abrangendo o ponto de vista de outras áreas do conhecimento, dando importância à avaliação que neste processo de ensino e aprendizagem, é de grande valia como função que busca apreender a dinâmica e a intensidade da relação aprender-ensinar.
Como articulador da organização da escola, contamos com O projeto Político-pedagógico, que é um planejamento de trabalho participativo, estando presente em qualquer escola, devendo atender as necessidades de aprendizagem locais e estimular a críticidade. O PPP manifesta-se em todo o conjunto de atividades escolar, sendo assim ele nasce de nossas ações que podem vir a transformar-lo ou conservar-lo diante a todas as relações que cercam a escola, se encontrando no contexto da gestão democrática da escola.
A proposta de organização escolar pautada na gestão democrática da escola amplia a participação de todos aqueles que fazem parte de seu cotidiano. Na gestão democrática deve haver a reunião de esforços coletivos para os fins da educação, a escola deve cumprir o papel de socialização integrando os estudantes a sociedade, de modo a torná-los cidadãos, praticando e realizando sua democracia, não a deixando apenas em seu organograma.
A escola sendo composta de um extenso histórico cultural das pessoas que dela fazem parte necessita de uma organização didática e pedagógica que levem em conta a pluralidade de sentidos, vozes, ritmos e tempos que convivem neste espaço escolar, por isso a gestão democrática propõe sobre o currículo e a avaliação, um ambiente favorável à criação de novos mundos e olhares que buscam explorar os conteúdos em toda sua amplitude.

JUSSIANI MARQUEZOTTI RAMOS

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