
A escola é composta por diversos parâmetros, currículo, avaliação, projeto político pedagógico e gestão democrática. Sãos estes meios que fazem parte de toda escola, dando estrutura, organização e visão nos processos que determinam o processo escolar.
O currículo se forma no conjunto das disciplinas que abrangem a Educação básica. O currículo trás conhecimentos e objetivos pré estabelecidos que devem ser repassados aos alunos por meio do professor que tem como função transferir o ensino e a aprendizagem. É organizado com base na visão funcionalista da escola, objetivando o atendimento das necessidades de mercado. O modelo tecno-linear, ou tecnicista visa a pedagogia da eficiência e da produtividade, que defende o processo educativo tornando-o mais objetivo e operacional. Mais as escolas se modificaram e o com o passar dos anos, o currículo passou por mudanças, dando lugar a uma compreensão que tem por objetivo o ensino e a aprendizagem.
Os PCN’s são os parâmetros curriculares nacionais, sendo o conjunto de documentos encaminhados pelo Ministério da Educação, seguindo as diretrizes do artigo 9. Indicam a organização curricular de forma integrada.
O currículo é tudo o que se passa na escola, afeta de todos os meios, no ensinar e no aprender, e sem dúvida na construção do saber. E é através da avaliação que os educadores sabem o quanto foi absorvido (pelos alunos) do conhecimento que foi transmitido.
O Processo Político Pedagógico também faz parte da escola, fazendo parte da organização escolar. A gestão escolar se faz através do processo político e pedagógico, das pessoas que participam da sua elaboração e prática. E que a elaboração e cumprimento do mesmo devem ser seguidos com respeito às decisões coletivas. O Processo Político Pedagógico é composto por plano de governo, compromissos públicos, princípios éticos, planejamento das ações e planos de trabalho das equipes. Através disso é que a escola estará disposta a construir um ambiente com espaço para melhorias em algo que está errado e que este processo deve ser feito sempre com muito cuidado, para que a escola construa uma cultura democrática e que garanta o processo de aprendizagem eficaz.
A Gestão Democrática da escola também se faz no cuidado para assim definir a organização escolar, participa deste processo os educadores, equipe dirigente e pedagógica, técnica, serviços gerais, familiares. E é importantíssima a participação de todos nesta construção. A Escola tem como objetivo crias este espaço democrático no seu ambiente, construindo assim um espaço onde o aprendizado político e sociável de conhecimentos fundamentais para preparar os educandos à sociedade, construindo dentro de cada um deles a responsabilidade de seus deveres como homens e mulheres.
A Escola pode ser organizada de forma democrática, onde existe participação de ambos, onde se abra um espaço para a participação do Grêmio Estudantil, Conselho da escola, APM, e que as opiniões do mesmo seja respeitada, pois assim se faz democracia. A escola também pode ser autoritária, onde a participação externa não é permitida.
A Escola é composta por vários níveis de ensino, educação infantil, fundamental, ensino médio e às vezes também pela educação de jovens e adultos o EJA, o que faz da escola uma mini sociedade e para se conviver nela é preciso existir regras e decisões em conjunto para que exista a convivência dentro e fora dela.
Há de haver educação para a vida, onde a experiência de ambos que compõe a escola sirva também como lição.
Leimar Michele Puton
Nenhum comentário:
Postar um comentário