ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
Em nossa realidade a escola é um instrumento para regulação, produção e distribuição de conhecimento, organizada tanto estruturalmente (fisicamente), e em hierarquias profissionais (pelas funções que exerce), um lugar onde se expande a relação com os demais seres humanos, não existe maneira de separar o individuo de suas experiências vivenciadas no decorrer de seus anos, sendo que assim como na vida não se faz substituição mecânica do velho pelo novo, pois o passado e o futuro são partes do presente, seguindo esta linha de pensamento a escola também tem uma historia, resulta da produção cultural humana, as pessoas que fazem parte de seu contexto vêm para o ambiente escolar com uma “bagagem”, que precisa ser respeitada e compreendida.
Porem para ocorrer esta organização dentro das escolas foi criado alguns pontos que servem como norteadores, exemplo, os currículos, conteúdos a serem transmitidos para os estudantes no decorrer do curso. Existe duas maneiras de compreender, uma pela visão administração cientifica, chamado tecnicista, esta visão foi modificada para visão critica dando lugar a compreensão de que a escola que privilegia o ensino e a aprendizagem como um processo, com uma visão menos estratificada do saber, tornando parte dele o que ocorre na escola, que afeta a dinâmica de ensinar e aprender.
Outro mecanismo é a avaliação, intencional e sistemática, sendo por meio dessa ferramenta que ocorre a avaliação para que educadores e educando orientar se alcançaram ou não as metas propostas, assim como o currículo existe uma historia de avaliação, que com o passar do tempo vem se modificando, pois a avaliação deve promover a expressão critica do sujeito. Dentro desta estrutura de organização encontra-se a regulamentação, através do “PPP” Projeto Político Pedagógico, materializando a organização escolar, reflexão conjunta, podendo ser alterado conforme as necessidades do educador, educando, família e a sociedade, este projeto nasce de nossas ações, das relações instituídas, porem precisa-se tomar cuidado com que este projeto não seja apenas uma utopia, ou permaneça apenas na teoria institucional, precisa ser colocado na pratica e alterado conforme a necessidade.
A escola precisa ser um local democrático, de socialização, ampliando a participação dos autores envolvidos como, professores, equipe pedagógica, equipe técnica, serviços gerais, família e a comunidade em que a escola esta inserida, respeitando as diferenças que nela existe.
O ato de ensinar e aprender torna-se mais significativo quando desperta desejos e prazeres, o conhecimento seduz quando encontra sentido no existir de cada um deles, saberes e experiências vividas multiplicam as possibilidades de transito dos indivíduos nas relações de ensino aprendizado que tomam corpo no ambiente escolar.
RENATA BUGANÇA SCHELEDER 0908187
quinta-feira, 13 de maio de 2010
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